TESTE

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Diversificando a maneira de aprender

Neste primeiro bimestre, a professora de Educação Física, Rafaela, desenvolveu seu trabalho abordando a modalidade do Atletismo nas turmas de 4º e 5º anos, aplicando uma sequência didática que inclui apresentação de imagens, vídeos, atividades práticas e construção de maquetes.

Os alunos tem a oportunidade de: assistir a vídeos de atletas praticando as diversas modalidades deste esporte tão rico, bem como imagens que ilustraram ainda mais o conteúdo a ser trabalhado; praticar de forma adaptada atividades de fundamentação do esporte e realizar um trabalho em pequenos grupos com o objetivo de identificar elementos e características de uma pista de Atletismo, bem como as modalidades que podem ser praticadas na mesma através da construção de maquetes, diversificando assim, a maneira de aprender.

Os alunos realizaram o trabalho proposto com empenho e dedicação, trazendo materiais alternativos para a construção das réplicas da pista, o que tornou-se um momento de interação, conhecimento, agitação, e dinamismo.

Um bom trabalho é feito quando se almeja atuar de forma dinâmica, diferenciada e acima de tudo, bem planejada, sem perder de vista os objetivos a serem alcançados. A disciplina de Educação Física é rica pois nos possibilita trabalhar o mesmo conteúdo, de mil maneiras! 

Confira as fotos da produção dos alunos, que foram expostas para que a comunidade escolar pudesse apreciar. 

 Nosso aluno Luís utilizando o compasso para reproduzir as medidas dos elementos da pista!

 A maquete do grupo do Maicon, do Murilo e da Elisângela teve até telão para o público!

 Alunas utilizando massinha para construir elementos da pista.

Aqui estão discutindo sobre os elementos a serem construídos...

 Esta maquete ficou bem completa: com pessoas assistindo, raias, caixa de salto, fosso da corrida com obstáculos e área para arremessos e lançamentos.

 Esta maquete foi a tentativa mais fiel de reprodução de uma pista oficial, aquela em que foi utilizado o compasso. Reparem ao fundo o salto com vara...

 Aqui os alunos trouxeram grama para fazer o campo.


 Corridas com ou sem obstáculos, salto em altura, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de martelo, lançamento de disco, salto com vara... Todas essas modalidades foram reproduzidas nas maquetes, possibilitando aos alunos conhecer um pouco mais sobre o mundo do Atletismo  utilizando a atenção e a criação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto "Você Sabia?!" - Rodada II - Profª. Mirela

           No dia 29 de novembro tivemos a Rodada II de apresentações do Projeto "Você Sabia?!". Mais uma vez os trabalhos foram s...